RESUMO I ENID – MÚSICA (ALUNO PREMIADO)

Por em 11 de setembro de 2015

Bolsista: Sóstenes Sousa Carvalho

A educação musical, tanto nas escolas públicas como nas escolas particulares é pouco utilizada no nosso Estado e, ao mesmo tempo, é de suma importância para o desenvolvimento do ser humano.

Apesar de sermos um país marcado pela diversidade de estilos musicais, não se vê nas grades curriculares das escolas a disciplina Música. Atualmente, mesmo com a Lei n.º 11.769 de 18 de agosto de 2008, a obrigatoriedade do ensino de música na educação básica ainda é uma incógnita. Existe uma resistência em se ter a Música como disciplina. Por isso, entendi a importância de antes de ministrar a disciplina fazer um processo de conscientização, sobre a importância da música para a sociedade e para o desenvolvimento do ser humano.

Levando em consideração que os alunos do Colégio Cidade São Luís nunca tiveram antes a disciplina de música na escola, procurei planejar-me de modo que pudesse alcançar a atenção de todos, deixando as aulas mais dinâmicas possíveis sem que fugisse da responsabilidade de ensinar e fazer com que os alunos aprendessem sobre a teoria musical e historia da música; ofereci também juntamente com os outros bolsistas as praticas musicais com flauta doce e /ou coral.

Buscando desenvolver uma prática musical relevante, nós os bolsistas nos reunimos juntamente com o professor Christoph Küstnerdo, e entramos em um acordo que na pratica musical todos nós estaríamos juntos para ajudar uns aos outros, por se tratar de vários alunos ao mesmo tempo. Para o coral procuramos desenvolver um repertório com músicas que explorasse nossa cultura, sendo que as músicas não poderiam fazer apologia à violência e/ou sexo, e para a prática de flauta doce usamos o cancioneiro popular, procuramos desenvolver a leitura musical dos alunos também, depois de ter passado a teoria musical. Com a prática, tivemos um pouco mais de dificuldades, mas não desistimos a ponto de inscrevermos os nossos alunos em um concurso de música entre os alunos de vários colégios de São Luís – MA.

Quando fui ensinar e desenvolver a teoria musical, percebi que não tinha material voltado para o Ensino Médio, então elaborei um pequeno material fazendo uma síntese do que era essencial para poder desenvolver um conhecimento de leitura musical, que também me ajudou quando ministrava as aulas de historia da música, ficava mais fácil falar das características das músicas de diferentes épocas quando os alunos visualizavam e escutavam as músicas.

Essa foi basicamente minha experiência como bolsista de iniciação à docência. Quero agradecer a CAPES e ao PIBID por ter dado essa oportunidade, o mestre Christoph Küstnerdo que esteve presente e aos meus colegas de trabalho: Nikson Soeiro e Sandy Grabriely Ferreira juntos fomos uma equipe e desenvolvemos nosso trabalho.

Últimas Postagens