RESUMO I ENID – FÍSICA (ALUNO PREMIADO)

Por em 5 de agosto de 2015

EXPERIMENTOS DE FÍSICA A PARTIR DA UTILIZAÇÃO DE LIXOS ELETRÔNICOS

Leandro Costa Sobrinho*, Lais Raquel de Jesus Passos*

Coordenador de área – Marcio da Silva Tavares

Projeto: Física / UEMA

Lixos eletrônicos são resíduos que resultam da inutilidade de equipamentos no qual estão incluídos os computadores, celulares, entre outros. O Brasil é o mercado emergente que gera o maior volume de lixo eletrônico per capita a cada ano(CHADE, 2010). O alerta é da ONU, que lançou seu primeiro relatório sobre o tema e advertiu que o Brasil não tem nem estratégia para lidar com o fenômeno, e o tema sequer é prioridade para a indústria.

Uma das saídas para amenizar esse grande número de lixo é reaproveita-los para algum fim útil, e a maneira encontrada para reaproveitarmos, foi utilizar esses lixos eletrônicos (computadores, aparelhos de DVD, televisores, entre outros) para fazer experimentos de física a baixo custo na Escola Fundação Nice Lobão -CINTRA, experimentos nas diversas áreas da Física.

Foram utilizados na elaboração do trabalho pequeno motores elétricos retirados de aparelhos de DVD e gravadores de DVD de computadores na demonstração de geradores de energia elétricas dentre outros materiais retirados desses aparelhos sem utilização para a demonstração de teorias físicas com a finalidade para uma melhor compreensão e fixação da teoria ministradas em sala de aula pelo professor.

Um dos resultados encontrado foi que os alunos começaram a ter um interesse maior pela Física. Conclui-se que os experimentos feitos em sala de aula serve como forma interativa no ensino de física, pois o uso dos mesmos auxiliam no aprendizado dos alunos, fazendo com que a física se torne mais interessante e divertida.