RESUMO I ENID – CIÊNCIAS SOCIAIS (ALUNAS PREMIADAS)

Por em 3 de agosto de 2015

DIREITO E CIDADANIA: EXPERIÊNCIA DIDÁTICA DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA ESCOLA CEM I

Cássia Ferreira de Oliveira*. Geysa Fernandes Ribeiro*

Coordenador José Domingos Cantanhede Silva Subprojeto de Ciências Sociais

Este trabalho tem como objetivo expor as experiências vividas na realização de uma das atividades feitas em grupo com os alunos do 1º ano do Centro de Ensino Médio Cidade Operária I – CEM I. A atividade teve como objetivo a produção e confecção de cartazes que contemplou o tema “Direito e Cidadania”, atividade essa que foi planejada pela professora de Sociologia e executada sob nossa orientação. Analisar e compreender as formas de interação produzidas no ambiente escolar, o modo como os alunos se relacionam, seus comportamentos e desempenho nas atividades, tem sido um princípio ordenador de produção do conhecimento e aprimoramento de nossa prática docente. A atividade sendo mediada pela supervisora e professora de Sociologia reforça o que Gasparin (2002) pontua sobre a instrução pedagógica que vem norteando a prática educacional brasileira, onde o mediador pedagógico exerce a função de transformar o conhecimento espontâneo dos alunos em conhecimento científico. Nós pibidianas aparecemos nesse contexto também como mediadoras pedagógicas.