OS TRABALHOS DOS SUBPROJETOS DO PIBID NO CESC-UEMA SÃO APRESENTADOS EM PALESTRAS – CAXIAS

Por em 2 de junho de 2015

O Coordenador de Gestão do PIBID-UEMA, Prof. Dr. João Coelho, realizou visitasao Projeto PIBID das áreas de Biologia, Física e Letras do CESC, na cidade de Caxias, nos dias 21 e 22 de maio.O projeto coordenado pelos professores Eliseu Arruda,Dr.ª Fátima Salgado e Dr.ª Joseleide Teixeira do CESC-UEMA é executado no Centro de Ensino Inácio Passarinho e no Centro de Ensino Santos Dumont, supervisionado pelos professores das escolas,Tertuliano Ramos, Ana Maria Bueno, Solange Maria Araújo e Rafael Coelho. Na de apresentação das ações desenvolvidas, os coordenadores, supervisores, bolsistas e alunos assistidos relatam os trabalhos e expõem os resultados obtidos no primeiro ano do projeto.

Os bolsistas são alunos dos cursos de Biologia, Física e Letras do CESC e executam atividades educacionais, experimentos laboratoriais, produção de textos didáticos e paradidáticos e atividades recreativas. Os alunos trabalham o comportamento sexual, participam de seminários, estudo de conteúdos que relacionam a teoria com a prática e o cotidiano, produção de textos literários diversos e eventos culturais de divulgação dos trabalhos elaborados no projeto. Nas escolas atuam com competência colaborativa os alunos bolsistas:Juliana, Camila, Marilene, Tatiana, Vanessa, Macielma, Karoline, Joselice, Surama, Claudia, Eder, João da Conceição, Núbia, Ana Carolina, Gerlane, Wanderleia, Luís Cássio, Thaynara, Daiana, Diego, Jean, Sidny, Domingos, Rute, Jeferson e Francisca.

Segundo a professora Florita Dias, Diretora do Centro de Ensino Inácio Passarinho, o projeto PIBID veio motivar os alunos, aumentar a autoestima e melhorar o nível do ensino da escola. Os principais resultados do projeto foram: maior interesse em participar do ENEM e do Vestibular da UEMA, melhora no rendimento escolar dos alunos envolvidos e aproximação dos alunos com a Universidade. Além disso, 70% dos alunos do terceiro de 2014 que participaram do ENEM e/ou PAES foram aprovados.

Os subprojetos PIBID-UEMA das áreas de Biologia, Física e Letras desenvolvido no CESC, executam atividades de ensino, pesquisa e extensão, encaminhando os alunos de licenciatura na vivência escolar e relacionando diretamente a Universidades com a comunidade, através das duas escolas envolvidas no projeto.