Inácio Passarinho faz parceria com CESC/UEMA para participar do PIBID

Por em 19 de agosto de 2014

O centro de ensino  Inácio Passarinho(IP) será parceiro dos projetos do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). Docentes do Centro de Estudos Superiores de Caxias  CESC/UEMA  da área de Biologia, Letras e Física bem como os professores  da escola estadual  promoverão  ações de caráter cientifico-educativo para favorecer o aprimoramento e aperfeiçoamento tanto de acadêmicos, supervisores e  educandos  integrantes do projeto.
A  Profª Drª Maria de Fátima Salgado, coordenadora do subprojeto na área de física e docente do CESC/UEMA, e os outros docentes desta instituição    já estão em articulação com professores-supervisores  do Inácio Passarinho para promover a divulgação das ações do projeto junto aos estudantes do ensino médio. A direção da escola tem garantido todo apoio para assegurar o envolvimento da comunidade inaciana.
Entre as ações da área de Física, Fátima Salgado destaca as seguintes atividades que integram o projeto: oficinas de produção textual, metodologias para o ensino da física, capacitação de bolsistas e  discente em artes cênicas(sonoplastia, figurino, iluminação, postura vocal, redação de roteiro teatral )  para atuar com teatro cientifico.
Os estudantes inacianos terão um momento valioso para melhorar suas competências e habilidades em física através do “Tira Dúvidas”, atividade que pretende dar apoio pedagógico para professor-supervisor  mas também  oportunizar aos bolsistas situação de orientação  de conteúdos escolares   aos discentes da escola.
O ‘Festival de Talentos’ será também uma das etapas posteriores do projeto e buscará sensibilizar e potencializar as habilidades cientificas e educativas dos discentes através da interação significativa entre linguagem artística e ciência.
A Profª Ms Joseleide Teixeira Câmara, coordenadora do subprojeto de Biologia, realizará ações como: aulas práticas, seminários, oficina de fantoches, feira de ciência e projetos integradores. A partir destas ações, a docente pretende favorecer condições de formação e capacitação dos acadêmicos de licenciatura  para consolidar seus conhecimentos teóricos e práticos na atividade de sala de aula.
O desenvolvimento de metodologias  dinâmicas e criativas relacionadas à leitura, produção de texto e literatura será o objetivo do subprojeto de Letras coordenado pelo Profº Ms Elizeu Arruda de Sousa.
O PIBID é um programa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e tem como um dos seus objetivos ‘elevar a qualidade da formação de professores nos cursos de licenciatura, promovendo a integração entre educação superior e educação básica’