ENID

Semana Acadêmica

V ENID – Encontro de Iniciação à Docência – 2019

Painel V-ENID 2019

 

 ENID – ENCONTRO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA

A Comissão de Apoio ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – CAP/PIBID da Universidade Estadual do Maranhão – UEMA realizará o I ENID ( I Encontrode Iniciação à Docência), no período de 24 a 27 de novembro de 2014, este será o primeiro evento do PIBID UEMA que será realizado no Campus da UEMA de São Luís.

O I ENID divulgará as ações e as produções acadêmicas dos subprojetos das áreas envolvidas no PIBID, de três campi da UEMA (São Luís, Timon e Caxias), de modo a promover a popularização dos resultados de onze bolsistas de cursos de Licenciatura. O PIBID UEMA compõe-se de uma equipe de 225 bolsistas, distribuídos em 175 Bolsistas de Iniciação à Docência, 33 Bolsistas de Supervisão e 15 Bolsistas de Coordenação de Área, 1 Bolsista de Coordenação de Área de Gestão e 1 Bolsista de Coordenação Institucional. O desenvolvimento do PIBID ocorre pela ação de subprojeto em 30 Escolas de Educação Básica do nível fundamental menor ao ensino médio, sendo: 02 da Educação Infantil (Fundamental Menor), 07 Ensino Fundamental Maior e 22 do Ensino Médio, totalizando 30 escolas, que atendem ao perfil sugerido pelas Capes.

O Programa de Iniciação à Docência (PIBID) da UEMA está ligado à Pró-Reitoria de Graduação – PROG é composto por 11 (onze) subprojetos nas seguintes áreas: Licenciatura em Ciências Biológicas – CESC (Centro de Ensino Superior de Caxias); Licenciatura em Ciências Sociais – CCSA (Centro de Ciências Sociais e Aplicadas); Licenciatura em Física – CECEN (Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais); Licenciatura em Física – CESC; Licenciatura em Geografia – CECEN; Licenciatura em História – CECEN; Licenciatura em Letras ou Pedagogia – CESTI (Centro de Ensino Superior de Timon); Licenciatura em Letras – CESC; Licenciatura em Matemática – CECEN; Licenciatura em Música – CECEN; Licenciatura em Química – CECEN. Distribuídos em 4 (quatro) centros.

O público alvo são os estudantes de licenciatura, professores dos cursos de licenciaturas, profissionais da Educação Básica, estudantes da Educação Básica e interessados. A realização deste evento constitui atividade que promove o debate e a discussão de ideias, ações e prática que motivam e valorizam a licenciatura, além de possibilitar a interação entre profissionais e estudantes da área de ensino, de pesquisa e de extensão.