PIBID UEMA dá início ao II Encontro de Iniciação à Docência reunindo estudantes e professores da capital e continente

Por em 12 de novembro de 2015

O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência da UEMA organiza encontro de bolsistas e professores participantes do Programa para interação e discussão sobre os trabalhos realizados durante o ano de 2015.

Na manhã desta quarta-feira, 11, deu-se início às atividades do II Encontro de Iniciação à Docência (ENID), o evento, que agora faz parte do calendário oficial da Universidade, é uma iniciativa do PIBID UEMA para integração dos participantes e apresentação dos projetos realizados ao longo do ano, contando ainda com espaços de capacitação e reflexão sobre a academia e o ensino. O encontro está marcado para os dias 11, 12 e 13 de novembro.

Participaram da solenidade de abertura a pró-reitora de Graduação, professora doutora Andréa de Araújo; a Coordenadora Institucional do PIBID, professora doutora Lídia Santos Pereira Martins; o Coordenador de Gestão do PIBID, o professor doutor João Coelho; a coordenadora da Área de Letras do Centro de Estudos Superiores de Timon, a professora mestra Edite Sampaio Sotero Leal; o Coordenador da Área de Letras do Centro de Estudos Superiores de Caxias, o professor mestre Eliseu Arruda de Souza.

Jpeg

Os professores enfatizaram a importância da presença do Programa no ensino público do estado contribuindo para a aproximação entre o espaço acadêmico e a comunidade e para a melhora na qualidade do ensino nos mais diversos níveis do conhecimento humano. A coordenadora institucional do projeto, Lídia Santos Pereira Martins, lembrou do acordo firmado entre a Secretaria de Educação do Estado do Maranhão (SEDUC) e o PIBID UEMA, como um novo passo na consolidação do projeto e possibilitando o atendimento a um público maior e abrindo novas vagas para bolsistas e escolas participantes.

Foi ressaltada ainda, a presença de coordenadores de diversas áreas da capital e do continente que fizeram do momento lugar de comemorações e diálogos mais extensos sobre a situação atual da educação no estado. A pró-reitora de ensino, professora doutora Andréa de Araújo, ressaltou ainda a necessidade do Programa para a qualidade do ensino na universidade e o empenho atual em formar novos professores motivados e qualificados para o ensino nas escolas públicas.

O professor doutor, João Coelho, coordenador de gestão do PIBID, finalizou a solenidade apontando o saldo positivo nos últimos dois anos do Programa, o seu crescimento e a mudança provocada nas escolas participantes: “agora nós temos estudantes da escola publica motivados e empolgados a entrar na universidade e serem estudantes de Música, Matemática, Química e outros cursos, pois agora conhecem o que é e sentem o desejo pelo conhecimento” ressaltou.

A Orquestra de Violões da Escola de Música do Estado do Maranhão, que conta com a participação de bolsistas da área de Música, se apresentou após o encerramento encantando os presentes com composições famosas regidas pelo professor Coordenador da Área de Música do PIBID UEMA, José Roberto Froes.

Jpeg

A solenidade de abertura deu lugar à palestra ministrada pelo Professor Doutor Severino Vilar de Albuquerque, “Contribuições na Formação de Professores no Estado do Maranhão”, que discutia sobre as condições, desafios e contextos sociais da educação no estado e as principais necessidades na formação de novos professores. O momento foi proveitoso para o debate acerca da importância do Projeto e sua inserção nos municípios do continente.

A programação seguirá até o dia 13 de novembro com oficinas e palestras além de apresentações dos bolsistas sobre os trabalhos desenvolvidos nas escolas e discussões entre os coordenadores sobre os próximos passos para o Programa.

Por Ana Paula  Coelho